RH Super Shopping

O seu site de Recursos Humanos

Você merece ser promovido?

“Eu faço tudo direitinho e ninguém reconhece meu trabalho?”.  “Estou no mesmo cargo há anos e parece que sou invisível na empresa. Aqui não há boas oportunidades”. “Estou desmotivado. Ela entrou na empresa depois de mim e já foi promovida. Eu espero por uma promoção há tempos” .   (Lamúrias de um Profissional Comum)

Durante toda minha vivência profissional, ouvi estas e outras reclamações similares. Ora de clientes, ora de funcionários e pares. Elas são recorrentes e, se questionarem pessoas que estão nesta situação, atribuirão a culpa, em quase 100%, à empresa.

Foi esta mesma experiência profissional que também me ensinou que estas mesmas pessoas que viveram a reclamar foram as que menos oportunidades de crescimento obtiveram. Isto porque estavam tão ocupadas em esperar que não tinham tempo para se preparar. E estar preparado quando a oportunidade surgir, é premissa para o reconhecimento. Mais: estar preparado possibilita criar oportunidades, o que é ainda melhor.

Sim. Oportunidades, meu povo, se criam. Então, a teoria da reclamação repetida acaba por aqui.

Trabalhar conforme o solicitado não é mais motivo para promoção. Trabalhar conforme o solicitado é obrigação para que se mantenha o emprego. Fato. A concorrência é sempre maior que o número de oportunidades ofertadas. Ou você tem um diferencial competitivo ou a possibilidade de ficar onde está é grande. O comum é o alicerce, não a construção.

A relação corporativa é sempre de troca. E os reconhecimentos seguem esta tendência. Você oferta algo que seja convertido em benefício para a empresa e ela te recompensa com promoções, elogios, bônus, novas responsabilidades.

Sua conduta esta alinhada com o modelo de negócio onde atua? O que você tem a ofertar para a empresa que trabalha? Qual competência sua que se aplicada no dia-a-dia vai trazer o melhor retorno positivo para sua empresa?

É nesta linha de raciocínio que você começa a construir a sua oportunidade de crescimento.

Passividade também não te favorece. Mostrar-se é importante. E, para isso, engajamento é a palavra de ordem. Participar, colaborar, expor, discutir.

E se o número de oportunidades oferecidas pela sua empresa ainda não suprir o número de interessados, crie a sua oportunidade de crescimento. Vou contar uma breve história interessante de um profissional de informática que conheci. Ele era um analista e queria um cargo de liderança. Duas promoções ocorreram e ele não fora o escolhido. Montou um sistema, sem que ninguém pedisse, que deixou o processo de cobrança 5 vezes mais rápido. Todos foram ao delírio. Este profissional não virou líder de imediato, mas após gerenciar, de forma eficiente, a implantação da sua idéia, entrou no programa de desenvolvimento de futuros líderes. Ele ainda não era líder, mas desenhou o caminho para chegar até lá.

Você está pronto para ser promovido? Se sim, crie sua oportunidade. Se não, não reclame. Prepare-se e rápido. Tem muita gente querendo a mesma coisa.

Abraços, minha gente!

Por Kelly Cavalcanti Gallinari – Coach
twitter: @kelly_ecoach
Fonte: http://www.ecoach.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: