RH Super Shopping

O seu site de Recursos Humanos

COMO SER FELIZ DEPOIS DOS 40 ANOS?

É mais fácil ser feliz após os quarenta do que antes e lhe mostro porque, porque depois dos quarenta temos mais experiências, menos ansiedades, mais consciência, menos medos, mais evoluções.
Se tenho mais experiências, avalio melhor o que é bom ou que não é.
Se sou menos ansioso é porque sei o tempo das coisas e das pessoas, tenho referências.
Mais consciência é porque me libertei emocionalmente.
Menos medos porque já vivi algumas situações e o que já vivi, conheço e se conheço não tenho tanto medo assim.
Mais evoluções porque automaticamente se perguntarmos como era meu conhecimento a dez anos atrás? Era de um jeito, agora é melhor e daqui dez anos? Será ainda melhor, ou seja, evoluímos ou não?

A probabilidade de já ter tido um filho é maior após os quarenta, então já pudemos curtir o nascimento, o rostinho, o primeiro sorriso, sentir o cheiro que só eles tem, a primeira expressão facial, o primeiro choro, o primeiro caminhar, a primeira fala e isto pode ter certeza foi inesquecível e só de lembrar já trás saudades e só temos saudades de momentos felizes e só de lembrar já trás satisfação ou não?

De saber que a vida se tornou mais importante porque tem alguém que depende de mim, dos meus exemplos, do meu afeto, da minha educação para com ele ou eles.

Só de lembrar que sou um herói para meu filho já é um privilégio.

E felicidade é questão de interpretação e não de condição.
Felicidade é interna e não externo, ou se acha a emoção dentro de um tijolo? Lógico que não, se acha dentro de nós, e felicidade é uma emoção.
Eu sou a fonte da emoção e se eu sou a fonte da emoção, sou a fonte da felicidade.

Quem é a fonte? Sempre foi e sempre será agente.

E se eu for solteiro aos quarenta? Ótimo. Tenho a oportunidade de conhecer alguém especial. Tenho a chance de decidir o que eu faço, quem sou, o que tenho e isso é liberdade e posso também ser independente com alguém.

O sentimento de felicidade é uma questão de interpretação, ou seja, de significado que eu dou para o que vejo, ouço, ou sinto e não o que acontece propriamente. E quem pode dar um significado positivo para o que vê, ouve ou sente? Só nós. Mas não é essa verdade que aprendemos, aprendemos o absurdo, de que a felicidade leva tempo, que temos que procurá-la, que temos que conquistar algo para sermos felizes, resumindo é ridículo essa ilusão. E lhe provo, porque se a tristeza é rápida porque a felicidade tem que levar tempo se as duas são emoções?
Como vou procurar a felicidade, se ela sempre esteve comigo(emoção), e a emoção está onde? Na cadeira, na mesa? É obvio que não. E está onde? Em nós.
E pessoas tristes realizam mais? Não.
E as pessoas felizes tem a probabilidade de conquistar mais? Sim, então cai por terra que só quando conquistar algo seremos felizes? Sim. Eu só conquistarei mais se for feliz primeiro.
Conquistarei o que sendo feliz primeiro? Casa, carro, amigos, dinheiro, pessoa amada, um casamento, viagens, paz, saúde, serenidade. A segunda casa, o segundo carro, outros amigos, mais dinheiro…

Ou são as pessoas tristes e que reclamam que conquistam mais? Nunca foi e nunca será.

Agora, a pergunta é: Você usa a felicidade que mora dentro?
Você lembra que você é a fonte?
Você vive o agora?

Para sermos felizes temos que lembrar que a vida é um evento variável.
Para sermos felizes temos que lembrar que o futuro é uma possibilidade e não uma expectativa.
Temos que lembrar que a única coisa que podemos controlar é nosso mundo interno.

E lembrar também que tudo que aconteceu de ruim no passado não quer dizer que vai ocorrer no futuro, não vamos generalizar. Foi um caso especifico, o passado é diferente do futuro, ou você comeu a mesma coisa hoje, idêntica de ontem? Ou um ser humano é idêntico ao outro? Impossível.

Se eu sou bom, humano, educado e integro com as pessoas e alguém não é comigo, é essa pessoa quem perdeu minha amizade e não eu. Eu perdi o mal, o desumano, o mal educado não é verdade?

É questão de interpretação.

Você sabe e é verdade que se algo ainda não deu certo, significa que você tem sede que dê, e se você procurar você acha ou já mora dentro.

Na vida tudo é questão de prioridades, ou seja, de valores. Você dá prioridades em que? O que é mais importante para você atualmente?

Se seu desejo é passar no vestibular, mas sua prioridade é bar, é incoerente.
Se seu desejo é ser um bom profissional e sua prioridade é conforto, seu cérebro fica confuso.
Se seu desejo é ganhar mais dinheiro e sua prioridade é não ser rejeitado, já se sabotou.
Se seu desejo é amar alguém e sua prioridade é nunca se permitir isso, jogo perdido.
Concluindo, temos que alinhar nossos desejos, sonhos, metas, objetivos com nossas prioridades(valores) assim não sabotamos, não seremos incoerentes, não perderemos o jogo da vida, não ficaremos confusos. O objetivo é o alvo a prioridade é a bússola, e se a bússola não está boa, não está funcionando(alinhada) não chegaremos lá(objetivo).

Faça cinqüenta porquês, porque você quer ser feliz? E será feliz, me dê uma razão(porque) bem forte e eu moverei o mundo, me dê cinqüenta razões(porquês) bem fortes e você será feliz.

Por Fernando Viel – Autoridade espiritual, Coach Executivo, Palestrante de Alto-Impacto e Especialista em domínio do estado emocional.
Site: www.viel-treinamentos.com.br
Indicado por: www.rhportal.com.br @RH_Portal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: