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5 Estratégias para montar equipes vencedoras

O mundo está se tornando uma arena de competidores vorazes e sem limites.   É quase impossível atuar neste mercado frenético sem estar rodeado de competidores ávidos por abatê-lo na primeira esquina. Vivemos uma época em que impera o indivialismo e o egoísmo, onde o ético e o benevolente se confundem com tolo. Para triunfar nessa aldeia de competidores globais, uma boa alternativa é atrair gente séria e talentosa capaz de ajudá-lo a transar fatores críticos em oportunidades.
Pessoas de mente oxigenada que desde cedo percebem que ser vencedor hoje, não significa sê-lo pelo resto da vida. Assim nos ensina o mestre Mário Quintana: “Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata”.
Não é porque você conquistou grandes triunfos que ficará imune ao fracasso. Gente leal que curte a vitória sem se deixar contaminar pelo vírus da vaidade, que está sempre em busca de desafios grandiosos. Gente que percebe que elevar a visão para novos patamares é a única forma de enxergar novos horizontes.
Mas como encontrar essas pessoas? Como agir para que elas juntas se tornem uma equipe de vencedores? Como garantir seu enganjamento na organização assegurando o desenvolvimento de produtos e serviços otimizados? Essas e muitas outras são respostas que todos desejamos obtê-las. A minha experiência de mais de três décadas no varejo, revela cinco pontos como sendo os mais importantes para montar equipes vencedoras e triunfar.
São eles:
1) Encontre as pessoas certas – Defina o perfil ideal do colaborador para a sua empresa e não espere precisar de alguém melhor preparado para só então buscá-lo. Você deve recorrer a todas as oportunidades para identificar talentos. Quanto mais você procurar, maiores serão as suas chances de encontrar;
2) Contrate com sapiência – desenvolva técnicas aprimoradas de entrevista e não abra mão de conversar com o candidato, caso ele fique ligado a você. Procure identificar se ele possuiu as qualidades que você definiu quando pensou em contratá-lo.
Não confie somente em sua experiência empírica, recorra a métodos científicos de contratação. Aplique testes baseados em livros, exercícios, apostilas e artigos sobre a empresa, cujas respostas ajude-o a entender os valores, a missão e a visão organizacional, facilitando assim, desde o início, a sua interação com a organização. Agindo assim você estará menos vulnerável a falhas de contratação;
3) Treine com maestria – muitas vezes as pessoas são contratadas sem saber exatamente o que a empresa espera dela e o que ela poderá esperar da organização. Você precisa dizer o que e como ela deve fazer as suas tarefas. Se você não diz ao novo contratado o que e como fazer, ele acabará agindo da sua maneira. Você deve iniciar o treinamento em duas frentes: responsabilidade e comportamento. A responsabilidade diz basicamente o que fazer e o comportamento de como fazer as coisas funcionarem;
4) Lidere com entusiasmo – Atue como um verdadeiro coach do tipo encorajador de pessoas e facilitador de processos, visando em última instância desenvolver a performance e o crescimento profissional do colaborador. Assim você abrirá espaço para que ele cresça e contribuá fortemente para a otimização dos resultados organizacionais.
5) Demita imediatamente – se não obtiver sucesso com o candidato, não fique dando tempo ao tempo: demita-o imediatamente sem remorso.
Mas lembre-se: para alcançar e manter-se no topo, você precisará ser o melhor em cada tópico acima.
Pense nisso e ótima semana.
Evaldo Costa (Escritor, consultor, conferencista e professor)
Autor dos livros:
“Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Indicado por: www.rhportal.com.br
Site: www.evaldocosta.com.br
Twitter: @EVALDOCOSTABR
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br

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